209-Moqueca de palmito com versão enriquecida e farofa de banana da Terra
"28 Ingredientes e 6 Modo de Preparo"
Temporada de final de ano na praia, precisamos ter sempre alternativas para o jantar. Numa frigideira, coloque a cebola picada e as lâminas de alho para doura no óleo. Acompanha arroz salsado e banana da terra frita/ Filet of fresh water fish with heart of palm stuffing, served in steamed collard leaves with cream of banana scented with Amazonian ginger, accompanied with rice and fried banana De origem indígena.
Na versão tropical, acrescentamos manga e abacaxi. Acompanha arroz branco, pirão e farofa de dendê. A moqueca é um cozido de peixe ou camarão ou com mistura de peixe e camarão com tomate, cebola, pimentões e cheiro-verde refogados.
Ingredientes: 209-Moqueca de palmito com versão enriquecida e farofa de banana da Terra
- 1 vidro leite de coco.
- 200 g palmito.
- 1 cebola em gomos.
- 2 tomates em gomos.
- 1/2 pimentão vermelho em rodelas.
- 1/2 pimentão verde em rodelas.
- 1/2 pimentão amarelo em rodelas.
- 1 cenoura.
- 1/2 batata doce.
- ramos coentro.
- óleo de milho.
- azeite.
- sal.
- Aji-No-Moto.
- Colorau.
- Páprica doce.
- 100 g camarões pequenos descascados.
- 100 g anéis de lula.
- 4 camarões pistola inteiros.
- Ramos salsinha.
- Farinha de mandioca.
- 1 banana da Terra grande em rodelas.
- 1/2 cebola picada.
- 1 dente alho em lâminas.
- Manteiga.
- Óleo de milho.
- Sal.
- Azeite.
Leve toque de azeite de dendê e leite de coco natural. Na versão tropical, acrescentamos manga e abacaxi. Acompanha arroz branco, pirão e farofa de dendê. Oxum, a deusa do amor, da beleza e da riqueza, é homenageada no fim com o dourado de ovos moles, sorvete de gema, banana ouro, melaço de cana, caramelo de coco, gengibre e folhas de ouro. Feijoada + arroz + farofa + couve. Uma deliciosa e leve combinação de legumes e com sabor inigualável da feijoada tradicional.
Modo de Preparo: 209-Moqueca de palmito com versão enriquecida e farofa de banana da Terra
- Preparo da farofa. Numa frigideira, coloque a cebola picada e as lâminas de alho para doura no óleo. Acrescente 1 colher de sopa da manteiga e coloque a banana para fritar de um lado e depois do outro. Acrescente salsinha picada e depois a farinha, misturando tudo muito bem. Reserve....
- Preparo dos camarões pistola. Remova as tripas dos camarões, abrindo suas costas sem remover as cascas. Tempere com sal, azeite e alho picadinho. Coloque a frigideira para aquecer e depois disponha os camarões para grelhar de um e de outro lado. Reserve....
- Preparo da moqueca. Utiliza uma panela tipo Oki (eu usei uma de ferro com o mesmo formato). Coloque óleo de milho e comece a grelhar os ingredientes, dos mais duros para os mais moles. Reservei para o final o palmito, pois era em conserva, a batata doce em rodelas, pois foram pré-cozidas, assim como a cenoura em rodelas pré-cozidas. Adicione o leite de coco e mais água suficiente para cobrir os vegetais. Deixe cozinhando até que os legumes fiquem com a consistência adequada. Continua....
- Continuação. Adicione os ramos de coentro, colorau e páprica picante. Acerte o ponto de sal, coloque um pouco de azeite, misture bem e coloque os palmitos, a batata doce e a cenoura. Quando atingir o ponto de cozimento, separe um pouco numa outra panela e adicione os anéis de lula e os camarões descascados. Esta parte servirá para dar vida aos pratos não vegetarianos..
- Montagem do prato vegetariano: Uma concha de moqueca vegetariana mais uma porção de farofa..
- Montagem do prato normal: Uma concha de moqueca vegetariana coroada com a moqueca com lulas e camarões. Uma porção de farofa e um camarão pistola grelhado..
A moqueca é um cozido de peixe ou camarão ou com mistura de peixe e camarão com tomate, cebola, pimentões e cheiro-verde refogados. Leve toque de azeite de dendê e leite de coco natural. Na versão tropical, acrescentamos manga e abacaxi.
Acompanha arroz branco, pirão e farofa de dendê. As comidinhas que fazem sucesso de norte a sul do Brasil. Carne de onça, xis gaúcho, buraco quente, bolovo, francisquito. Se esses nomes parecem estranhos para uma parcela de brasileiros, para outra, eles dão água na boca.