200-Polvo e "lulas" à dorê
"21 Ingredientes e 11 Modo de Preparo"
LULA A DORÊ - [Periscope - luizazaidan] E aí, ficou com vontade de provar esta receita de lula à dorê crocante? Confira abaixo todos os detalhes e prepare em sua casa sem erro!
Rapidinho o pré-preparo está pronto e o resultado fica maravilhoso. Polvos e lulas são animais que tem muitas semelhanças entre si, porém tem muitas diferenças também. Limpe as lulas retirando tudo de dentro e a cabeça.
Ingredientes: 200-Polvo e "lulas" à dorê
- 1 coco verde.
- 1 coco maduro.
- 1 polvo (± 2 kg).
- 2 camarões pistola sem cascas e com as costas limpas.
- 1 embalagem 300g Cream Cheese.
- 3 tomates italianos.
- 4 ramos salsinha.
- 1 cebola.
- 1 dente alho.
- 1/4 de cenoura.
- 2 batatas.
- 3 colher(es) de sopa quinoa Real Vermelhas.
- 1 colher(es) de sopa mostarda em grãos.
- azeite.
- óleo de milho.
- sal.
- ajinomoto.
- páprica picante.
- pimenta do reino.
- semente de papoula.
- farinha de trigo.
Corte os "cabelinhos" e use-os também, o resto da cabeça jogue fora, retire també a boquinha que tem no meio dos "cabelinhos", lave-as e corte-as em rodelas. No Continente tem descontos em vários artigos de Polvo, Potas e Lulas, a maior variedade aos melhores preços em Frescos - O que rende é ir ao Continente! As lulas à dorê podem ser servidas como entrada ou prato principal, acompanhada de arroz branco ou purê de batatas e uma farta salada verde. As lulas à dorê podem ser servidas como entrada ou prato. Lulas e polvos proporcionam pratos delicadíssimos. Portanto, polvos e lulas estão sempre presentes em nossos cardápios.
Modo de Preparo: 200-Polvo e "lulas" à dorê
- Começando com o coco verde: Retire a tampa do coco verde para poder tirar a água e reserve… para o whisky. Abra em duas metades e retire a polpa com o auxílio de uma colher. A polpa deverá ter alguma consistência, caso contrário, não dará certo. Limpe bem a polpa e corte em tirinhas, simulando anéis de lula..
- Depois o coco maduro: Retire e água e reserve… com o mesmo propósito. Parta o coco em dois, retire a polpa e remova a casca aderida à polpa com o auxílio de um relator. Depois de lavar bem em pequenos pedaços e processo num mixer. Reserve....
- Preparando o molho provençal: Remova as tampas dos tomates, corte em pedaços menores e processe num mixer junto com os ramos de salsinha, 1 dente de alho e sal. Monte numa travessa refratária o molho processado e, por cima, a cebola processada separadamente. Tempere com azeite, ajinomoto e um pouco de pimenta do Reino. Leve ao forno alto por 1 hora..
- Preparando os camarões: Pique os camarões em pequenos pedaços. Tempere com sal, ajinomoto, uma pitada de páprica picante e azeite. Grelhe numa frigideira anti-aderente e reserve….
- Preparando os outros ingredientes: Cozinhe a quinoa e depois drene e reserve… Cozinhe os grãos de mostarda e depois drene e reserve… Rale a cenoura com o auxílio de mandolin e reserve… Descasque as batatas, parte em dois pedaços cada e coloque para cozinhar. Reserve....
- Preparando o polvo: Escolha uma frigideira grande. Coloque para aquecer com um pouco de azeite. Doure rapidamente o polvo dos dois lados. Coloque o polvo numa panela de pressão com as ventosas para cima, feche e leve ao fogo alto até pegar pressão. Marque 12 minutos, desligue e deixe até que a pressão acabe. Retire o polvo. Acenda de novo o fogo para reduzir o caldo que sobrou. Quando estiver bem reduzido, tempere com sal e ajinomoto. Reserve....
- Trabalhando o polvo. Reserve os 6 melhores tentáculos, despreze a cabeça. Pique o restante em pequenos pedaços..
- Preparando o coco à dorê: Tempere as tirinhas de coco reservadas com azeite, sal, ajinomoto e pimenta do Reino. Envolva em farinha de trigo. Utilize uma panela pequena com óleo de milho bem aquecido. Frite as tirinhas, retire e coloque sobre papel toalha..
- Preparando os cremes. Use uma tijela para colocar 100 g de cream cheese e 1/3 do coco processado. Junte a quinoa e a cenoura. Tempere com azeite, sal e ajinomoto. Misture bem. Noutra tijela, coloque o restante do cream cheese e do coco processado, junte os camarões e polvo que foi picado. Junte os grãos de mostarda. Tempere com azeite, sal e ajinomoto. Misture bem.o.
- Montando os pratos: Coloque ½ batata, arrume dois tentáculos do polvo, uma parte de molho provençal e uma parte de cream cheese. Uma colher do caldo de polvo reduzido, passe fios de azeite e polvilhe um pouco de semente de papoula..
- O prato vegetariano: Coloque ½ batata, arrume uma porção de tirinhas de coco, uma porção de molho provençal e uma porção de cream cheese à base de quinoa. Passe fios de azeite e polvilhe um pouco de semente de papoula.
Seja em casa, em família, ou com os amigos de confraria. Um exemplo é a Lula recheada com tartare de salmão. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole, sem esqueleto interno (ao contrário das lulas) nem externo, como o argonauta.
Cite outro mecanismo utilizado por esses seres que funcione como excelente forma de defesa. Polvo crocante com molho de ervas. Aprenda a fazer esse delicioso petisco de lula à dorê com molho de alho. É uma ideia diferente para saborear com os amigos! Adicione o creme de leite, espere ferver e engrossar levemente.